quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Mas vocês detestam mesmo o Brasil?

Sim, detestamos.
Se não detestássemos, não mudaríamos. E se este não é o seu caso, pense duas vezes antes de imigrar para outro país.

Imigrar não é brincadeira: começar a vida de novo do zero é difícil; aprender outra língua (mesmo que você ache que já sabe); recomeçar um círculo de amizades; ficar longe da família; assimilar uma nova cultura tentando manter o que você acredita ser bom na sua; ser pra sempre um estrangeiro, mesmo depois de tornar-se cidadão do outro país (como o português da padaria, que nunca vai ser brasileiro)... e isso é só o começo.

Se nós gostássemos do Brasil e o único motivo para sairmos daqui fosse um problema específico ou outro, como falta de segurança ou de perspectiva profissional, provavelmente ficaríamos por aqui. Se gostássemos de futebol e carnaval, se fizessemos churrasco na laje com pagode na casa do gago, se fossemos adeptos do jeitinho, da malemolência e da malandragem brasileira, se víssemos graça nas propagandas de cerveja e se achássemos que o melhor do Brasil é o brasileiro, acho que seria muito difícil irmos embora. Você pode tirar uma pessoa do seu país, mas nunca vai tirar o país da pessoa. Ainda bem que nunca nos identificamos com esta cultura, nunca nos sentimos brasileiros.

Então, se você se ofender com o fato de detestarmos o Brasil (e principalmente o brasileiro) com todas as nossas forças, por favor vá visitar outro site...

10 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí. Acho que eu e minha esposa somos como vocês, por isso não sentimos nenhum "choque" quando viemos para cá para o Québec. Não sentimos a menor falta do Brasil. Apenas dos amigos e familiares. Essa do "o melhor do Brasil é o brasileiro" pode ser interpretada de outra forma: se isso é o melhor, imagina o resto...
Abraços e boa sorte!
Moi

Saulo Faria ; Flávia Franco disse...

Olá Amigo,
Parabéns por entrar no processo de imigração e espero que obtenha suscesso assim como eu tenho até o momento, estou participando do federal e espero concluir até fev/08.
Grande Abraço

ps: não tem seu nome no seu blog! rs

Unknown disse...

Quero parabenizar a vcs pela sinceridade,sabe de uma coisa ?? acho que também detesto o Brasil ! pelos mesmos motivos,inclusive não aguento mais ver a cara de espanto das pessoas quando digo que não gosto de samba nem pagode, e que não aceito a malandragem nas pequenas coisas do dia a dia...e tem gente que acha que somos chatos por isso!!
Parabéns pela verdade!
Queria pedir a autorização para copiar seu texto onde afirma isso e claro ,colocar os devidos créditos(no meu blog),pode ser ?
Um abraço.Patricia(Patinha).

Anônimo disse...

haahahhahahahahahahha!!!!
gostei do post!

eu também sinto que nasci no país errado...

Anônimo disse...

Já arrumei muita briga por expressar a mesma opiniao q vcs. Detesto o brasil SIM! Nao tenho motivos para ser patriota. Cansei de ser roubado em todos os sentidos. Cansei do conformismo das pessoas ao meu redor em situacoes cotidianas. Por exemplo a multidao de camelôs berrando no nosso ouvido no centro do RJ, flanelinhas cobrando 20 reais dos motoristas q querem ver a famigerada arvore de Natal da Lagoa. Enfim, tudo aqui me irrita! CANSEI, ESTOU INDO EMBORA!!

Anônimo disse...

Eu tbem penso como vcs, não vejo futuro nenhum aqui, tenho 3 filhos e não quero que cresçam vendo tudo se resolver no famoso jeitinho brasileiro, cansei de ser roubada tbem, pelos bandidos,pelas empregadas domesticas, pelos bancos que tem juros abusivos, enfim, não dá nem pra se curtir as belezas naturais porque vc corre o risco de ser assaltado, sequestrado e até morto de tanto bandido que tem nesta terra.
Chega!
Eu quero mais é ir embora e levar minha família para um lugar seguro e poder viver com dignidade!

Anônimo disse...

Excelente, concordo com todos os pontos de vista, e ainda mais :

- Para quê pagar impostos absurdos, quando se sabe que no país das bananas isso tudo vai para o bolso de bandidos( aka políticos)?

- Para quê tentar ser um cidadão decente e correto neste país, que paga tudo em dia, quando até a polícia e juízes, que representam a lei, estão corrompidas?

- Para quê se deixar levar pelos absurdos que ocorrem diariamente na nossa política, economia e na sociedade, achando que "amanhã o brasil será melhor"?

- E para quê ficar num país onde se paga duas vezes pela educação (pública que não funciona e particular), saúde (pública que não funciona, planos de saúde e particular) e segurança (pública que não funciona e particular) enquanto em outros países você vê seus impostos revertidos em benefícios à seu bem estar?

É preciso ser masoquista para amar um país podre como a república das bananas.

Merci! ;)

Unknown disse...

Eu so tenho a dizer uma coisa:

SEEEEEEEEEEEEENSACIONAL !

Processo iniciado com estudos em frances. Previsao para envio de docs em 12/2008.

ps.: acho que os custos com o frances tambem seria diretos, portanto legal informar.

Abraçasso.

Anônimo disse...

Eu costumava detestar o Brasil. Acreditava nas mesmas coisas que vocês dizem ser as razões pelas quais querem sair daqui. Depois que morei fora pela primeira vez, percebi que o problema do Brasil não era, nem de perto, o pagode, o jeitinho nem os impostos. O que faz do Brasil ruim, em alguns aspectos, é justamente essa falta de senso de comunidade. Historicamente, pessoas vêm e usurpam o território e as pessoas e vão embora ao terem o que queriam.
Não os condeno por pensarem assim, mas, vindo de alguém que já morou fora, não sejam tão extremos. Não há lugar perfeito, onde não há problemas. Não culpem o país, mas quem faz dele o que está. Se querem sair, saiam porque sentem em vocês uma necessidade de vagar pelo mundo. Mudar-se para o Québec e ter uma vida pequeno-burguesa, de viés estadunidense da casa com o gramado é covardia. Se forem sair, saiam por convicção e visão de aprendizado, não por um "nojo superior".

Bonne chance à tous!

Anônimo disse...

Muito bom o último comentário. A única coisa que vocês todos que detestem o Brasil me passaram foi justamente isso: um sentimento de "nojo superior". Vocês querem saber de uma coisa?Eu acho ótimo que vocês vão embora, porque o Brasil precisa de possoas que o amem, que façam de tudo para ele se tornar melhor. Ir embora é o melhor que vocês fazem não por vocês, mas pelo Brasil. Eu vou morrer lutando para que esse país seja mais digno. E eu espero que vocês virem picolés no Canadá, que é o que gentinha como vocês merecem.